quinta-feira, 16 de outubro de 2025

O Professor: Entre a Cruz do Dever e a Luz da Vocação


 Digníssimo colega Professor nesse 15 de outubro que se finda venho por meio de minha rede social trocar algumas palavras com você que compartilha da mesma  profissão que carrega o peso de transformar o mundo e o coração humano, mas que tantas vezes é esquecida, desvalorizada e exaurida.

 Você Professor que entre a Cruz do Dever e a Luz da Vocação como lê-se:

“O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.”
 Provérbios 18:15

Ser professor é viver entre o divino e o humano.
É ser a voz que ensina o verbo a existir.
É semear em terras áridas, acreditando que o amanhã ainda pode florescer.

Mas ser professor no Brasil é, muitas vezes, carregar uma cruz que não escolheu, 

a cruz da desvalorização, do salário que envergonha a dignidade,

 das condições precárias, das cobranças impiedosas e da constante 

exigência de ser “resiliente”,  mesmo quando o cansaço já é crônico.

É ensinar dentro de salas sem estrutura, em contextos de violência e indiferença,

 tendo que maquiar a dor com um sorriso, para continuar sendo o alicerce de

 uma sociedade que aprendeu a desvalorizar quem mais a sustenta.

O professor é equilibrista, caminha no fio da esperança.

Ensina mesmo quando ninguém quer aprender.

Educa mesmo quando o respeito parece ter sido reprovado pela 

pressa e pelo egoísmo coletivo.

E o maior desafio não é o conteúdo, é o contexto.
Como ensinar valores em tempos em que a ética é considerada ultrapassada?

Como despertar o interesse em uma geração que nasceu distraída, imediatista,

 moldada por telas e não por afetos?

Do ponto de vista psicológico, o professor vive um paradoxo: é mediador de conhecimento, 

mas raramente tem espaço para ser ouvido.

É cobrador de resultados, mas pouco recebe reconhecimento emocional.

É cobrado a cuidar da saúde mental dos alunos, enquanto a sua própria se despedaça no silêncio.

E mesmo assim, ele vai.
Deixa sua casa, seus filhos, suas dores…
E vai, porque acredita.
Porque, como dizia o economista britânico William Arthur Lewis

“a educação é o único investimento com retorno garantido.”

No fundo, o professor é um sacerdote do saber, um terapeuta da ignorância,

 um jardineiro de almas.
Ele não apenas ensina, ele transforma.
Mesmo quando o mundo insiste em não perceber, o professor continua,
porque dentro dele há algo maior que um diploma: há um chamado.

E esse chamado vem do alto.
Deus o fez para ensinar.
E ensinar é servir.
É o ofício mais próximo do coração de Cristo, que também foi chamado de Mestre.

“O discípulo não está acima do mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre.”
 Lucas 6:40

Hoje, 15 de outubro, é dia de celebrar não apenas uma profissão,
mas um ato de coragem, fé e resistência.

A você, professor
que ensina entre lágrimas,
que transforma entre dores,
e que acredita, mesmo quando o sistema desacredita
meu respeito, minha admiração e minha oração.

Porque o mundo só existe de pé…
porque um professor, em algum lugar, escolheu não desistir.


#DiaDoProfessor #GratidãoAoMestre #EducaçãoTransforma #ChamadaDivina #ProfessoresDeLuz

Por Magda Silva 

 Cristã Evangélica, Professora, Mentora, Especialista em Neuropsicologia e Analista Comportamental com foco em Orientação Profissional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário